10 dicas rápidas para trazer conforto acústico em ambientes corporativos

Conforto acústico pode parecer supérfluo em um escritório, afinal de contas, são tantos custos e problemas que existem para resolver, especialmente em tempos de crise, que essa possibilidade de investir em conforto muitas vezes não é considerada.


O problema é que a diferença mora nos detalhes. O conforto acústico pode ditar muito sobre a produtividade de uma equipe assim como o conforto térmico e o lumínico, assim como já vimos em artigos passados onde falamos sobre a influência do ruído na nossa produtividade e na nossa saúde (se você ainda não leu, pode ler este artigo clicando aqui).


Mas o que você precisa saber é que nem toda intervenção para melhorar o conforto acústico de um ambiente precisa ser drástica. Podemos fazer milagres com pequenas alterações e é por isso que fizemos este artigo com 10 dicas para você conseguir transformar um escritório em um local com conforto acústico. Então fica com a gente até o final que você vai ver dicas valiosas por aqui!


Dica #1: Não tenha medo de utilizar carpete

Sabe aquele escritório onde todo mundo sabe quando alguém vai ao banheiro por causa do barulho dos passos? Ou aquela pessoa que todo mundo acha irritante pelo simples fato de estar usando um tamanco?


Estes são problemas que acontecem quando existe ruído de impacto causado pelo impacto dos calçados contra o piso. Em um escritório este problema pode se tornar fonte de distração e irritação constante já que em um ambiente formal repleto de pessoas é inevitável que as pessoas precisem se locomover ou que alguém utilize um calçado que provoque um pouco mais de ruído.


O carpete se torna uma solução muito interessante neste ambiente por trazer o amortecimento necessário no piso, resolvendo completamente o problema do ruído de impacto. Além disso, carpetes também funcionam como materiais absorvedores que podem ajudar a controlar um pouco da reverberação no local e, de quebra, ainda trazem um pouco mais de conforto para o local.


O interessante do carpete é que ele se torna útil não só em escritórios. Em auditórios e igrejas o carpete pode resolver aquele problema do barulho causado pelas pessoas que chegam atrasadas aos eventos e acabam distraindo todos. Se você quer saber um pouquinho mais sobre o uso de carpetes, assentos acolchoados e cortinas em auditórios e igrejas, dá uma olhadinha neste artigo aqui.


Uma outra dica é utilizar outras superfícies que também podem fazer esse trabalho de absorção do ruído de impacto. Existem vários pisos resilientes disponíveis para utilização com este fim e, inclusive, existem pisos laminados que fazem esse papel muito bem. Obviamente que o piso laminado (procurar opções que efetivamente absorvam ruídos de impacto) não será tão efetivo como o carpete, mas ainda é uma excelente escolha de material.


Dica #2: Separe as pessoas que precisam de interação constante daquelas que desempenham funções mais concentrativas

É natural que as pessoas desempenhem tarefas diferentes que exigem habilidades diferentes. Dentro de uma mesma empresa, uma financeira por exemplo, podemos ter uma empresa inteira cujo trabalho é essencialmente concentrativo. Em outras empresas a realidade pode ser bem diferente, até mesmo com estes dois tipos de trabalho precisando conviver no mesmo ambiente.


Seja qual for a realidade, o primeiro passo para fazer um bom layout é entender como as pessoas trabalham e como essas tarefas serão executadas. Um time de marketing, por exemplo, que exige uma interação constante, dificilmente poderá conviver lado a lado com uma equipe de engenharia, cujo trabalho é extremamente meticuloso e exige bastante foco.


Reconhecendo a forma como as pessoas interagem no ambiente de trabalho conseguimos impedir aquelas distrações que nos fazem perder a produtividade constantemente. Assim colocamos aquelas pessoas que precisam conversar e interagir mais um pouco mais afastadas dos postos de trabalho que necessitam de silêncio.


Parece simples, não é mesmo? Mas é com atitudes simples que conseguimos os melhores resultados. Já pensou se você não pensa nisso na hora de fazer o layout e depois de um mês de trabalho descobre que todo o escritório está descontente com o ruído de fundo do ambiente? Imagina ter que refazer o layout inteiro por causa disso. Ou pior, imagina ter que colocar paredes no ambiente inteiro para resolver um problema causado pelo layout!


Dica #3: Utilize barreiras acústicas sempre que necessário

As barreiras acústicas são elementos extremamente versáteis e muito bem-vindos em um ambiente corporativo. Se bem projetadas, elas conseguem impedir que o som direto provocado pelos vários postos de trabalho acabe influenciando na produtividade dos postos de trabalho mais próximos.