top of page

Tudo que você precisa saber sobre isolamento acústico em salas de reunião

Atualizado: 10 de ago. de 2020

As salas de reunião são ambientes extremamente importantes dentro de uma empresa. Uma sala de reunião pode ser o local de um simples brainstorming ou até mesmo uma reunião da alta cúpula da empresa onde serão traçados os cenários dos próximos anos.

Imagem de uma sala de reunião com 5 pessoas olhando para um monitos com uma apresentação. A imagem tem o intuito de mostrar como o isolamento acústico está relacionado às salas de reunião.
Figura 1: Reunião em ambiente corporativo.

Seja qual for o evento que irá acontecer nesta sala, a acústica é um ponto essencial. Já pensou uma reunião da alta diretoria onde as pessoas não conseguem compreender o que é falado ou uma sala onde tudo que é discutido dentro dela é perfeitamente compreendido nas suas imediações? Pois é, parece um cenário bastante complicado. Imagina então se as paredes forem de vidro… mas não vou entrar nessa polêmica agora, temos ainda um artigo inteiro pela frente!


Quando falamos em salas de reunião precisamos ter dois cuidados básicos: condicionamento e isolamento acústico. O condicionamento obviamente vai tratar dos aspectos da qualidade interna do ambiente como, por exemplo, a inteligibilidade. O isolamento acústico vai tratar especificamente sobre como os sons produzidos fora e dentro da sala são transmitidos por entre os sistemas construtivos.


Da mesma maneira que não queremos que o que é discutido dentro da sala não seja facilmente escutado do lado de fora, também não queremos que conversas ou barulhos externos atrapalhem a reunião! Neste artigo vamos tratar especificamente sobre os aspectos referentes ao isolamento acústico neste tipo de sala, então se você tem interesse nesse tipo de projeto, fica com a gente até o final que vão rolar algumas dicas bem interessantes por aqui.


A voz humana

O primeiro ponto que devemos entender antes de projetar uma sala de reunião é como a voz humana interage com o espaço, ou seja, quais os níveis do som originado pela nossa voz e como isto influencia o projeto.


De acordo com a norma ISO 9921 [1] que trata sobre ergonomia e percepção da fala, em salas de reunião e situações de trabalho onde a comunicação é mantida por um grande período de tempo, o nível de pressão sonora produzido pela voz se enquadra na categoria “normal”, o que produz um nível equivalente igual a 60 dB a um metro, como pode ser visto na tabela abaixo.

Esta é uma tabela com valores de nível de pressão sonora de várias situações de esforços vocais diferentes. O intuito é mostrar como se comportam os níveis produzidos pela nossa voz de acordo com o modo como a fala está ocorrendo.
Tabela 1: Nível de pressão sonora equivalente da voz em função do seu esforço vocal [1]

Mas todo mundo sabe que nem sempre a conversa é mantida com níveis controlados. Os ânimos podem se exaltar um pouco, como é de costume acontecer em reuniões mais críticas. Afinal de contas, somos humanos e perdemos o controle em alguns momentos.


A pergunta que eu quero deixar aqui é a seguinte: vamos considerar que a fala vai ser sempre mantida em níveis normais ou podemos considerar alguns breves momentos de exaltação? Bom, isso depende. A forma como vamos lidar com a privacidade vai depender principalmente da finalidade desta sala.


Privacidade em salas de reunião

Agora que já sabemos os níveis de pressão sonora produzidos pela voz humana, precisamos falar de como vamos associar isso à privacidade. A privacidade de uma sala vai depender de como os assuntos tratados naquele ambiente podem ser percebidos do lado de fora.


Em algumas situações podemos querer que as pessoas sequer saibam que uma conversa está acontecendo naquele ambiente de reuniões. Mas em algumas outras situações podemos ser um pouco mais permissivos e focar apenas em não manter a voz inteligível do lado de fora do ambiente, o que significa que as pessoas saberão que uma conversa está acontecendo, mas não saberão o que exatamente está sendo falado.


Em termos de privacidade, podemos criar algumas categorias de acordo com os assuntos que serão tratados na sala e as pessoas que a utilizarão. Essas categorias começam no requisito máximo de privacidade, onde estão as salas que serão utilizadas pela alta cúpula da diretoria para decisões muito importantes, e terminam no requisito mínimo de privacidade que são as situações menos importantes do ponto de vista da confidencialidade como é uma sala de recepção, por exemplo.

Esta tabela demonstra várias situações diferentes em uma empresa e o nível de confidencialidade exigido para cada uma destas situações em salas de reunião. O intuito é mostrar como o isolamento acústico deve ser planejado de acordo com o tipo de atividade que será exercida na sala.
Tabela 2: Nível de confidencialidade exigido em função do tipo de atividade e ocupantes de uma sala de reunião.

Neste esquema de divisão podemos ver que atividades mais importantes são enquadradas com o requisito máximo em privacidade, enquanto que algumas outras áreas possuem requisitos ligeiramente menores.


Em uma empresa, a grande maioria das salas de reunião se situam nos três primeiros quadrantes que são, respectivamente, máxima, confidencial e gerencial. Outras situações podem ocorrer mas são menos comuns que estas situações destacadas.


O problema agora é como traduzir esta exigência em termos de isolamento acústico. Bom, por sorte não precisamos reinventar a roda. Vamos utilizar apenas o que alguns autores já entendem como sendo o requisito ideal de isolamento acústico.


Isolamento acústico e privacidade: como relacioná-los?

O isolamento acústico, em poucas palavras, trata sobre a transmissão do som entre dois ambientes. Um ambiente com um bom isolamento acústico, ou isolação sonora, transmite pouco som por entre suas estruturas, de modo que o som produzido internamente não incomode os ambientes vizinhos e vice-versa.

Nesta figura é possível ver uma pessoa em uma sala e 3 pessoas em uma sala ao lado conversando sobre terceirização do setor financeiro da empresa. A pessoa sentada na sala ao lado entende todo o diálogo por falta de isolamento no ambiente e fica furiosa em saber que ele será demitido.
Figura 2: Demonstração de diálogo sendo percebido por entre as paredes de uma sala de reunião.

Para termos uma ideia do isolamento acústico que cada estrutura é capaz de prover, utilizamos um índice chamado índice de redução sonora ponderado (Rw). Este índice é medido em laboratório e quantifica a capacidade de um sistema em isolar ruídos aéreos.


É importante saber que o Rw é um índice medido em laboratório e isso não se traduz diretamente em isolação entre ambientes, mas é um bom começo para que a gente possa ter uma ideia de quais materiais utilizar e como compará-los!


Para começarmos, vamos dar uma olhada em como o Rw está relacionado à privacidade e como podemos utilizá-lo a nosso favor no projeto de isolamento acústico em uma sala de reunião.

Nesta tabela é possível observar vários índices de redução sonora, ou seja, isolamento acústico, em função dos níeis de privacidade e classificação exigida em salas de reunião em ambientes corporativos.
Tabela 3: Índice de redução sonora exigido em função da privacidade e classificação do ambiente.

Na tabela acima extraída do livro acústica aplicada ao controle de ruído [2] e modificada para atender as classificações apresentadas na tabela 2, podemos ver como o Rw de uma estrutura está relacionada com aquela classificação que foi apresentada anteriormente.


Utilizando esta tabela como referência, podemos tomar como conclusão, por exemplo, que em salas de reunião é interessante utilizar sistemas construtivos com um índice de redução sonora mínimo de 40 dB, sendo 45 dB o desejado e 50 dB um requisito excelente.


É importante saber, no entanto, que o índice de redução sonora total de um sistema não está unicamente relacionado à parede em si. Janelas e portas também desempenham um papel importante no sistema e podem contribuir ou piorar o desempenho total dependendo de como estas estruturas forem concebidas.


Agora você já sabe alguns pontos essenciais no projeto de isolamento acústico em salas de reunião e espero que agora esteja mais atento do que nunca a isso. Claro que ainda temos outras várias questões a explorar em um projeto de isolamento acústico, mas tudo isso não caberia em um único artigo. Mas isso que você acabou de ler é o básico e mais importante sobre um projeto de isolamento acústico.


Se você quiser continuar sua jornada pela acústica em ambientes corporativos, tenho mais dois artigos que podem ser bem interessantes para você: os efeitos do ruído no ambiente de trabalho e como melhorar a acústica do seu home office.


E se você gostou desse artigo e quer continuar recebendo mais informações no seu email, não se esquece de se inscrever na nossa newsletter no fim dessa página. Colocando seu nome e e-mail nós te enviaremos tudo que há de mais recente sobre a nossa página como eventos, artigos e webinars!


Referências:

[1] International Organization of Standardization. "Ergonomics—Assessment of speech communication ISO9921: 2003." (2003).


[2] Bistafa, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. Editora Blucher, 2018.

1.080 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Newsletter
bottom of page