• Lucas C. L. Falcão

4 dicas para melhorar a acústica do seu home office

Nós temos que passar, na grande maioria das vezes, mais tempo trabalhando do que com as nossas famílias e seria natural que nós nos preocupássemos com a acústica dos nossos ambientes de trabalho tanto quanto nos preocupamos com a acústica das nossas casas.


Mas essa não é bem a realidade da grande maioria de nós. Poucas são as empresas que se preocupam com a acústica do ambiente de trabalho e quando falamos em home office a situação piora ainda mais. As vezes nem tanto por causa da acústica, mas por causa de interrupções externas que acabam nos atrapalhando e fazendo com que a nossa produtividade caia drasticamente.


Então para te ajudar a minimizar esses problemas, vamos listar aqui uma série de modificações que você pode fazer para ter um ambiente de trabalho mais confortável do ponto de vista da acústica.


1. Janelas

Talvez o maior número de reclamações venha de ruídos externos. Os famosos ruídos aéreos provocados pelo tráfego intenso de carros, pessoas andando nas calçadas, cachorros, construções e outras fontes de ruído variadas.


Em isolamento acústico seguimos uma regra bem simples para determinar a prioridade em isolamento e a melhor estratégia para cada situação. A ordem natural de prioridades é sempre fonte, caminho e, por último, receptor.


No caso do ruído que entra nos ambientes através das fachadas e das janelas, não podemos tratar a fonte porque na grande maioria dos casos não existe apenas uma, então o mais natural é tentar intervir no caminho por onde aquele som se propaga.


Como as janelas são, na imensa maioria das vezes, o ponto mais frágil da fachada, é por ela que entra a maior parte dos ruídos aéreos. A maneira mais profissional de melhorar o isolamento acústico em janelas é investir em um conjunto de janelas com um bom desempenho acústico, como as famosas janelas duplas. Mas esta nem sempre é a solução ideal, principalmente quando estamos falando em um ambiente de trabalho temporário, como é o caso da grande maioria de nós nesta situação da pandemia de coronavírus.


Então vamos para uma solução alternativa que pode não resolver o seu problema mas com certeza vai ajudar. O isolamento de uma janela está muito relacionado com a capacidade daquela estrutura em vibrar, com a vedação e com o próprio vidro da janela. Sendo a vedação um dos componentes que mais contribui para o mau desempenho acústico destas estruturas.


Se a sua janela é do tipo comum, basculante, pivotante, maxim-ares ou de tombar (se você não tem ideia do que eu estou falando, sugiro olhar este artigo aqui ou pesquisar sobre tipos de janelas) você tem uma vantagem. É possível melhorar a vedação destas janelas utilizando uma espuma ou borracha projetada para este fim. Como estas janelas têm uma estrutura favorável para este tipo de solução, é bem provável que você consiga um isolamento um pouco melhor do que tem hoje apenas melhorando a vedação.


Para os demais tipos de janela, principalmente aquelas com estruturas de correr, a solução é um pouco mais complicada e melhorar a vedação destas estruturas é mais difícil. Mas ainda assim você pode tentar e provavelmente obterá um resultado melhor do que tem hoje.


É importante lembrar que de maneira alguma você irá obter um desempenho semelhante ao de uma esquadria com vidro duplo, mas vale a tentativa caso você não tenha a condição de investir em uma solução ideal por enquanto.


2. Portas

Assim como no caso das janelas, podem existir ruídos originados dentro da própria casa que estejam causando interrupções no seu trabalho. Principalmente se você estiver trabalhando com crianças dentro de casa.


Por esse motivo, também é importante melhorar o desempenho acústico das portas da sua casa e se você não tiver condições no momento de investir em uma solução ideal, como é o caso das portas acústica em PVC, a mesma recomendação das janelas também valerá para as portas.


Aumentar a vedação da porta é essencial para diminuir a propagação do ruído aéreo entre ambientes e com toda a certeza irá te ajudar a ter menos interrupções. O problema é que a porta não é o único fator a se considerar no isolamento entre ambientes, a parede também desempenha um papel muito importante. Por isso é tão comum você escutar engenheiros e arquitetos falando sobre a importância de implementar soluções de isolamento acústico ainda na fase de projeto da obra. Nesta fase os gastos são muito reduzidos e as soluções geralmente são mais eficazes!


3. Ruídos de impacto

Os ruídos de impacto talvez sejam as maiores fontes de reclamação em apartamentos. Eles são aqueles ruídos que você escuta quando acontece uma pancada forte contra o piso ou paredes e geralmente acontece quando seu vizinho utiliza sapatos com solados de madeira.


Estes ruídos podem acontecer das formas mais variadas mas tornam-se mais frequentes e, consequentemente, mais irritantes quando existem crianças brincando nos apartamentos ou quando cadeiras são trocadas de lugar com muita frequência.


Ruídos de impacto infelizmente não podem ser resolvidos dentro do seu apartamento, a menos que você utilize protetores auriculares, mas essa raramente é a solução que queremos dentro de casa.


Se você tiver uma relação amigável com seu vizinho e achar que tem abertura suficiente para isso, uma dica é procurá-lo com algumas soluções bem simples de implementar.


Colocar borrachas ou protetores feitos em outros materiais é ótimo para evitar que as cadeiras arrastem contra o piso e pode evitar vários problemas como, por exemplo, riscos na cerâmica do apartamento do seu vizinho.


Outra dica é o uso de tapetes embaixo da mesa de jantar, por exemplo. Isso faz com que a mesa e as próprias cadeiras não toquem diretamente no piso o que evita os ruídos de móveis arrastando.


Nos locais onde as crianças brincam, recomende o uso de uma manta de borracha. Isso evita que o barulho de brinquedos caindo no chão se propague para o apartamento de baixo e ainda evita que as crianças se machuquem.


Para evitar o barulho de passos, recomende ao seu vizinho não utilizar sapatos dentro de casa. Isso aumenta a higiene do apartamento e ainda diminui a frequência com que acontecem os ruídos de impacto.


Barulhos de portas e janelas batendo também podem ser incômodos, mas geralmente ocorrem menos do que os outros ruídos. Se esse for um problema pra você, borrachas e espumas de vedação vão ajudar o seu vizinho a eliminar estes ruídos já que evitará que as portas se choquem contra uma superfície rígida.


Pode ser que você não esteja passando por esses problemas hoje, mas é também possível que você seja o problema de uma outra pessoa. Então coloque-se no lugar do seu vizinho e implemente estas soluções na sua casa. São soluções fáceis e que podem melhorar e muito a sua relação com seus vizinhos além de ser uma boa forma de mostrar que você se importa com as outras pessoas!


4. Reverberação

Deixei a reverberação por último por acreditar ser um problema que acontece com pouca frequência em ambientes residenciais, mas pode acontecer bastante em escritórios, principalmente aqueles que possuem um volume grande e poucos móveis.


Resolver o problema da reverberação pode ser bastante simples em alguns casos e pode requerer estratégias mais complexas em outros casos. Se estivermos falando de um escritório, é provável que a melhor solução seja investir em placas e materiais absorvedores.


Estes materiais vão te ajudar a controlar o tempo de reverberação e influenciar minimamente na decoração do local. Mas se estivermos falando em uma casa ou melhor, em um home office, soluções alternativas podem ser nossa melhor opção.


Se você sofre com este problema dentro de casa, invista em estofados, almofadas e cortinas. Ou simplesmente pegue algumas almofadas do seu sofá emprestado. Os materiais que estão presentes nas almofadas são também materiais absorvedores e podem te ajudar caso o problema da reverberação não seja tão pronunciado.


Um teste bastante simples é ir adicionando almofadas ao ambiente até você achar que atingiu um resultado desejável. Depois é só pensar em como implementar a solução ou deixar as almofadas como solução temporária enquanto você não volta a trabalhar no seu escritório.


Caso o seu problema com a reverberação não seja resolvido com as almofadas que você tem em casa, talvez seja melhor utilizar outro cômodo ou investir em um condicionamento acústico. Apesar do condicionamento acústico ter uma reputação de ser bem caro, hoje em dia conseguimos resolver muitos problemas com investimentos pequenos, então procure um profissional que possa te dar uma consultoria sobre isso e invista na solução certa para ter um bom ambiente de trabalho.


Porque investir em acústica em ambientes corporativos

Você sabe tão bem quanto qualquer profissional da acústica o quão importante é trabalhar em um ambiente adequado e livre de interrupções. É impossível ser produtivo em um ambiente que não tenha um mínimo de tratamento acústico.


Mais do que nunca, o isolamento social nos lembrou muito sobre isso e muitas pessoas tem relatado queda na produtividade por causa do excesso de interrupções, por não conseguir trabalhar com crianças dentro de casa e também por causa de ruídos externos.


Quando se trata de ambientes corporativos, acústica é um importante investimento e nunca deve ser subestimado. Então quando voltarmos, fique atento à acústica do seu escritório e preste atenção nos problemas que podem estar ocasionando interrupções no trabalho de todos e cobre melhorias dos seus superiores. E se você é um diretor ou gerente, fique atento à acústica do seu escritório e faça as devidas melhorias. Com certeza a produtividade da sua equipe melhorará bastante.


Esperamos que você tenha gostado destas dicas valiosas sobre ruídos em home offices e ambientes corporativos e espero que você tenha sucesso implementando estas soluções. É importante lembrar que cada caso é um caso particular e pode ser que o seu problema não possa ser resolvido com estas dicas simples, então prefira sempre procurar especialistas antes de aplicar medidas que exijam um alto investimento ou mudanças radicais na estrutura do seu imóvel.


E mais importante do que tudo: procure o aconselhamento de profissionais, pode ser que a opinião do primo do seu vizinho não seja a mais adequada para você. Valorize o seu dinheiro e a sua qualidade de vida investindo nas soluções corretas.

Se você gostou deste artigo, veja também um outro artigo que preparamos sobre como resolver problemas de reverberação com alguns materiais comuns. Temos também vários outros materiais no nosso site para download gratuito e não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais no Facebook e no Instagram. E se você é daqueles que não quer perder nenhuma dica, entra pro nosso grupo do telegram clicando aqui. Nesse grupo eu estou sempre colocando as atualizações da nossa comunidade e dando algumas dicas de conteúdos exclusivos pro grupo.

73 visualizações
 

©2018 by Concepcao Acústica

  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle