top of page

Como conciliar estética com elementos absorvedores: placas perfuradas

Atualizado: 20 de mai. de 2020

Um dos maiores desafios da acústica em projetos arquitetônicos é garantir uma boa eficiência no projeto do ponto de vista do conforto acústico sem necessariamente descaracterizar o projeto.


Em ambientes comerciais e corporativos, por exemplo, todos os elementos são muito bem pensados para passar uma mensagem para os usuários, seja uma mensagem de conforto, de um ambiente criativo ou de um ambiente profissional.


Nestes momentos é extremamente importante conhecer diferentes materiais para propor soluções que de fato contribuam para o conforto acústico do local sem descaracterizar o ambiente, mantendo assim a personalidade do projeto arquitetônico intacta. Se você quiser saber como utilizar estes materiais em seus projetos, fica comigo até o fim deste artigo que eu vou te explicar tudo sobre as placas perfuradas e como utilizá-las.


O que são as placas perfuradas

As placas perfuradas são materiais cujo aspecto de funcionamento se assemelha muito ao dos ressonadores de Helmholtz, que são elementos absorvedores que possuem um volume de ar enclausurado e um tubo por onde pode ocorrer a troca de ar com o ambiente, ou seja, algo muito próximo a uma garrafa.


Sabe aquela brincadeira que muitas pessoas fazem soprando na boca de uma garrafa vazia de uma maneira que a garrafa emite um som? Pois bem, esta é a frequência de ressonância daquele sistema, mas curiosamente podemos utilizar este mesmo sistema também para criar um material absorvedor.


Quando colocamos uma placa com várias perfurações simetricamente espaçadas com diâmetro dos furos e espessura da placa conhecidos, é como se estivéssemos colocando várias garrafas sob o teto. E já que esta garrafas, no nosso imaginário, tem espessura quase nula e estão distribuídas no teto a ponto de ocuparem todos os espaços, podemos simplesmente ignorar as paredes das garrafas e imaginar que aquele sistema se comporta como um volume único de ar.

Figura 1: Representação de um sistema de placas perfuradas sem material poroso.

Agora, a única coisa que falta no nosso sistema é algo capaz de fazer a absorção do som, por isso colocamos material absorvente entre a placa e a laje para fornecer a absorção que precisamos a esse sistema.


Como utilizar as placas perfuradas?

Como já falamos, as placas perfuradas funcionam em uma configuração muito particular. Elas precisam necessariamente de um volume de ar, uma camada de material poroso (na grande maioria das vezes alguma lã como a lã de pet ou lã de rocha) e a placa perfurada em si.

As placas perfuradas, diferentemente da grande maioria dos absorvedores acústicos, possuem um padrão de absorção bem restrito a uma faixa de frequência específica que varia conforme a construção da placa, quantidade de material poroso e volume de ar.


É exatamente por este motivo que a placa perfurada pode sim ser utilizada, mas deve ter o seu projeto muito bem pensado para não acabar contribuindo muito para a absorção de uma faixa de frequência específica enquanto outras faixas de frequência continuam com um tempo de reverberação excessivamente alto.

As placas perfuradas não só são um ótimo elemento de absorção como também trazem efeitos muito agradáveis para o ambiente. Ela pode ser usada no forro, de forma discreta e sem interferir na estética, como também podem ser utilizadas como elementos estéticos por si só. Quando o padrão é feito utilizando ripas de madeira, o elemento absorvedor pode dar um ar incrível de sofisticação ao ambiente.

Para concluir este artigo, lembre-se que você tem um importante aliado quando estiver fazendo os seus projetos arquitetônicos: as placas perfuradas! Mas use-as com moderação e, de preferência, mesclando-a com outros materiais que tenham características complementares!

 

Se você gostou desse artigo, não esquece de se inscrever na nossa lista de emails (no final da página) e de entrar para o nosso canal no telegram, assim você vai ser sempre o primeiro a saber sobre atualizações na nossa comunidade! Não se esqueça também de nos seguir no Instagram e no Facebook!


Referências:


324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Newsletter
bottom of page