top of page

W. C. Sabine: o primeiro engenheiro acústico

Atualizado: 18 de jul. de 2019

Se você já ouviu falar em tempo de reverberação com certeza também já ouviu falar em Sabins. Essa é uma medida de área absorvente, 1 Sabin equivale a 1 metro quadrado de área 100% absorvente. Mas essa medida também é uma homenagem a um importante cientista da engenharia acústica: Wallace Clement Sabine.


Foto de perfil do pesquisador wallace clement sabine, responsável pela primeira medição de tempo de reverberação.
Figura 1: Foto do pesquisador Wallace Clement Sabine

Wallace Clement Sabine nasceu em Ohio, onde graduou-se em física pela universidade do estado de Ohio, e mais tarde juntou-se à universidade de Harvard onde foi professor de física por muitos anos [1].


Sua primeira tarefa na acústica foi corrigir o problema de inteligibilidade no auditório do recém construído museu de arte Fogg, na universidade de Harvard, em 1895. Naquela época o auditório possuía um tempo de reverberação próximo a 5 segundos, tempo suficiente para um inglês nativo pronunciar 15 sílabas [2]. Sabine até então nunca tinha feito pesquisas avançadas sobre acústica, era apenas um entusiasta, mas seu espírito de pesquisador falou mais alto. Para descobrir o que estava acontecendo, o primeiro passo foi descobrir uma medida que pudesse ser usada para avaliar a sala, foi então que Sabine, utilizando um órgão e um cronômetro, definiu o tempo de reverberação como sendo o tempo que um impulso sonoro, idealmente contendo todas as frequências audíveis, demora para decair 60 dB, ou até ficar completamente inaudível - como medido na época [3].


Foram 3 anos fazendo inúmeros experimentos com seus assistentes e movendo almofadas do teatro Sanders - também localizado na universidade de Harvard - ao auditório do museu de arte Fogg [3]. Os experimentos o levaram a descobrir a relação entre tempo de reverberação, volume e quantidade de área absorvente. Sabine descobriu que quanto mais almofadas ele colocava dentro da sala, mais rápida era a queda no nível de pressão sonora do som reproduzido pelo órgão. Esta descoberta deu origem ao que conhecemos hoje como equação de Sabine, cujo cálculo tem como objetivo prever o tempo de reverberação de um ambiente.

Em 1895 os experimentos finalmente acabaram e 550 almofadas foram colocadas na sala. O resultado foi uma queda no tempo de reverberação para 1 segundo. Este experimento ficou marcado na história da acústica como a inauguração do estudo da acústica como ciência [2].

Imagem interna da sala de concertos Boston Music Hall / Symphony Hall. Construída por Sabine em 1898.
Figura 2: Imagem interna da sala de concertos Symphony Hall em Boston

Em 1898, Sabine foi convidado a ajudar no planejamento da sala Boston Music Hall, hoje conhecida como Symphony Hall. Utilizando um projeto tipo shoebox e seus conhecimentos recém obtidos em acústica, a sala foi inaugurada em 1900 com um tempo de reverberação de aproximadamente 1,8 segundos. A sala de concertos Symphony Hall é até hoje considerada uma excelente sala de concertos e é um grande sucesso em termos de qualidade sonora [3].


Espero que tenhamos conseguido passar um pouco mais sobre acústica para vocês e que continuem lendo nossos posts.


Gostou do que leu? Então siga a gente no Instagram e no Facebook e fique por dentro de mais novidades e dicas sobre #áudio e #acústica. Não se esqueça também de se inscrever na nossa newsletter para não perder os próximos artigos. Se você quer ter acesso aos nossos materiais exclusivos e gratuitos para download, basta clicar aqui.


Referências:

[1] Wallace Clement Sabine. Disponível em <https://www.britannica.com/biography/Wallace-Clement-Ware-Sabine>. Acesso em Março de 2019.


[2] LONG, Marshall. Architectural acoustics. Elsevier, 2005.


[3] Wallace Clement Ware Sabine Acoustics Pioneer. Disponível em <http://www.hevac-heritage.org/built_environment/pioneers_revisited/surnames_m-w/sabine.pdf>. Acesso em Março de 2019.

931 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Newsletter
bottom of page