top of page

Você sabe o que é o Efeito Coquetel?

Atualizado: 18 de jul. de 2019

Alguma vez você já se perguntou como é possível que consigamos nos comunicar em uma boate enquanto ouvimos música e várias vozes de outras pessoas? Não se preocupe, você não está sozinho. Alguns cientistas fizeram esta mesma pergunta e descobriram que esta é uma habilidade muito importante do nosso sistema auditivo.


Para a psicoacústica, o efeito coquetel é a incrível habilidade do nosso sistema auditivo de focar em uma conversa mesmo em um ambiente cheio de distrações - como uma festa, por exemplo. Apesar desta habilidade ser subvalorizada no nosso dia a dia, é incrível que sejamos capazes de focar apenas em uma conversa e ignorar todo o resto mesmo em um ambiente barulhento. O efeito coquetel também nos permite que vaguemos por outras conversas se o diálogo que estamos envolvidos não for interessante o suficiente. Para os distraídos compulsivos, no entanto, isso pode até ser um problema. Quem nunca deixou de prestar atenção em uma conversa e passou a escutar a conversa ao lado, não é mesmo?


Em 1950 este efeito já era alvo de estudo de alguns cientistas. Em 53, por exemplo, Cherry examinou como o nosso ouvido responde à mensagens simultâneas sendo reproduzidas através de um fone de ouvido [1]. Cherry avaliou a nossa capacidade de se concentrar em uma frase enquanto outra era reproduzida pela mesma voz simultaneamente. Além deste teste, também foram feitos vários outros e os resultados foram incríveis. Descobriu-se que a nossa capacidade de entender o que uma pessoa está falando enquanto duas falam ao mesmo tempo é dependente da posição das vozes. É muito mais fácil separar os diálogos se as duas vozes estiverem em lados opostos da sua cabeça do que se estiverem na mesma posição.


Um outro ponto interessante do estudo em questão foi em relação à nossa capacidade de absorver o que foi dito daqueles diálogos que foram ignorados. A surpresa é que lembramos de praticamente nada do que foi ignorado. Em alguns casos os participantes nem sequer perceberam quando a língua do interlocutor que estava sendo ignorado mudou de inglês para alemão. Em um outro estudo publicado em 2001, estudou-se mais a fundo a nossa capacidade de perceber detalhes do diálogo que está sendo ignorado [2]. Percebeu-se que embora uma parte dos candidatos do experimento tenham sido capazes de entender quando seus nomes foram ditos por uma segunda voz, a maioria esmagadora não foi capaz de lembrar o contexto ou as palavras seguintes ao nome. Isso nos mostra que provavelmente você não vai lembrar de uma palavra do que foi dito na conversa que você estava engajado se desviar a sua atenção, nem mesmo o contexto em que o seu nome foi pronunciado.


Distraídos compulsivos, fiquem atentos. Manter o foco em uma conversa é importante para não perder as informações. Mesmo que você ache que consegue prestar atenção em duas conversas simultaneamente, a ciência nos diz exatamente o contrário.


Espero que tenhamos conseguido passar um pouco mais sobre áudio e acústica para vocês e que continuem lendo nossos posts. Em breve voltaremos com mais fundamentos e curiosidades sobre acústica!


Tem uma dúvida? Deixa aqui o seu comentário que nós responderemos assim que pudermos.


Gostou do que leu? Então segue a gente no Instagram e no Facebook e fique por dentro de mais novidades e dicas sobre #áudio e #acústica. Não se esqueça também de se inscrever na nossa newsletter para não perder os próximos artigos. Se você quer ter acesso aos nossos materiais exclusivos e gratuitos para download, basta clicar aqui.


Referências:

[1] CHERRY, E. Colin. Some experiments on the recognition of speech, with one and with two ears. The Journal of the acoustical society of America, v. 25, n. 5, p. 975-979, 1953.


[2] CONWAY, Andrew RA; COWAN, Nelson; BUNTING, Michael F. The cocktail party phenomenon revisited: The importance of working memory capacity. Psychonomic bulletin & review, v. 8, n. 2, p. 331-335, 2001.

1.799 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Newsletter
bottom of page