top of page

A diferença entre isolamento, condicionamento e tratamento acústico

Atualizado: 13 de out. de 2019

Quando nos referimos a um projeto de acústica existem três termos que podem causar muita confusão entre aqueles que não estão cotidianamente inseridos neste contexto: isolamento, condicionamento e tratamento acústico. É pensando nisso que decidimos fazer este artigo para tirar suas dúvidas de uma vez por todas.


O que é isolamento acústico?

O termo isolamento acústico talvez seja o mais fácil entre os três. Todos nós temos lembranças intuitivas do que significa isolamento e quando pensamos em isolamento acústico automaticamente nos lembramos de barulhos de vizinhos ou casas de show que não deixam a vizinhança dormir. E é exatamente sobre isso que esse termo se refere. Um projeto de isolamento acústico tem como objetivo barrar a passagem de ruído tanto de dentro pra fora quando de fora pra dentro de um determinado ambiente.


O isolamento acústico está diretamente relacionado ao controle de ruído, seja ele estrutural - quando se propaga pelas estruturas de um prédio, por exemplo - ou ambiental. Um ponto que é preciso tocar no que diz respeito ao isolamento acústico é sobre como algumas pessoas creem que isto pode ser feito. O uso de espumas, apesar de comum, não traz benefícios diretos com relação ao isolamento acústico. Mesmo que em um primeiro momento pareça funcionar, isolamentos significativos só podem ser alcançados através da mudança das estruturas das paredes, portas, janelas, pisos e tetos. Soluções bastante comuns são as portas e janelas duplas, já que as portas e janelas são, na grande maioria dos casos, os locais por onde o som costuma se propagar e reduzir a capacidade de isolamento acústico de um ambiente. Uma dica importante: por onde o ar passa com facilidade, o som também passará!


O que é condicionamento acústico?

Agora chegou a parte difícil. O que muitas pessoas entendem por tratamento acústico é na verdade o condicionamento acústico, e isso é uma confusão bem comum. O condicionamento acústico refere-se à qualidade do ambiente interno e um projeto deste tipo visa o controle do tempo de reverberação, da inteligibilidade e de vários outros parâmetros acústicos.

Um exemplo prático de um projeto de condicionamento acústico é o projeto da acústica interna de uma igreja, tratando suas reflexões, impedindo ecos, aberrações acústicas e promovendo o melhor conforto acústico possível.


O que é tratamento acústico?

Bom, essa é a segunda parte da confusão. Pouca gente sabe, mas tratamento acústico é um termo genérico que diz respeito à projetos de acústica. Esse projeto pode ser de condicionamento ou de isolamento. Se em uma sala foi aplicado um projeto de tratamento acústico, posso estar me referindo tanto ao isolamento quanto ao condicionamento acústico.


Ok, já entendi a diferença. Mas qual a diferença entre som e ruído, afinal?

Essa é uma pergunta bastante polêmica e que também é dúvida de muita gente. O som é um termo genérico para tudo aquilo que escutamos e pode ser entendido como praticamente qualquer coisa desde uma música, fala, gritos ou até mesmo ruídos. Ou seja, tudo que é captado pela nossa audição é considerado como som.

Ruído:
Substantivo masculino 1. Som ou conjunto de sons, freq. desagradáveis ao ouvido, causado por queda, choque, pancada etc.; barulho, estrondo, estrépito.

Ruído, no entanto, é um termo um pouco mais específico e pode ser entendido como um som indesejável. O problema sobre o conceito de ruído é que ele pode ter diferentes significados para diferentes pessoas. Eu posso considerar que o som de uma casa de shows ao lado do meu quarto é ruído, uma vez que está perturbando o meu sono, mas essa não será a mesma interpretação das pessoas que estão assistindo o show. Assim como eu posso considerar que um gênero musical é ruído enquanto outra pessoa pode considerar este som como agradável. A chave para entender o que é ruído ou não está no desconforto gerado nas outras pessoas. Se as pessoas se incomodam com um determinado som então provavelmente podemos considerá-lo como ruído!


Hoje tiramos algumas dúvidas bem comuns sobre termos da acústica e sobre som e ruído. Essas são algumas diferenças básicas que qualquer um que esteja disposto a fazer um projeto de tratamento acústico precisa entender desde já!


Espero que tenhamos conseguido passar um pouco mais sobre acústica para vocês e que continuem lendo nossos posts.


Gostou do que leu? Então segue a gente no Instagram e no Facebook e fique por dentro de mais novidades e dicas sobre #áudio e #acústica. Não se esqueça também de se inscrever na nossa newsletter para não perder os próximos artigos. Se você quiser ter acesso aos nossos materiais exclusivos e gratuitos para download, basta clicar aqui!

2.299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Newsletter
bottom of page